Archives for Transformação digital

INAGE e Assembleia da República assinam Memorando de Entendimento

O Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE) e Assembleia da República (AR), assinaram no dia 04 de Maio de 2021, o Memorando de Entendimento que preconiza dentre vários aspectos apoiar a AR na prestação de serviços públicos digitais, assistência técnica, consultoria, formação, aconselhamento a outros serviços conexos no domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Intervindo na cerimónia o Director-Geral do Instituto Nacional de Governo Electrónico, Ermínio Jasse, destacou a importância das parcerias entre as partes, tendo em vista a promoção do uso das TIC, bem como na melhoria da prestação de serviços públicos e na boa governação.

Ermínio Jasse afirmou ainda que, o Governo de Moçambique está ciente da importância e do impacto que as Tecnologias de Informação e Comunicação trazem na vida das comunidades, deste modo, tem aprovado diferentes instrumentos que concorrem para a promoção do uso das TIC pelo cidadão dos quais destaca-se a Resolução n° 17/2018, aprovou a Política para Sociedade de Informação que vem fornecer um quadro de princípios que permitem que as TIC se assumam como uma alavanca para o desenvolvimento social e económico do País.

Por seu turno, o Secretário Geral da Assembleia da República (AR), Alfredo Nampete disse que o parlamento tem necessidade de modernizar o sistema informático interno daquela casa, um trabalho que já está sendo desenvolvido na AR com ajuda de outras instituições.

Alfredo Nampete disse ainda que, a AR acredita que com este memorando que assinado, a breve trecho as duas instituições irão conseguir alcançar os nossos objectivos, sublinhando que a AR precisa de interagir permanentemente com o povo, daí que “precisamos de estar organizados para facilitarmos essa interacção através dos meios electrónicos”.

Ler Mais

INAGE desenvolve a Página Web do Conselho dos Serviços de Representação do Estado da Província de Tete

O Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE), desenvolveu a Página Web do Conselho dos Serviços de Representação do Estado da Província de Maputo lançada no dia 29 de Abril de 2021.  A cerimónia de lançamento foi presidida pela Secretária de Estado Elisa Zacarias e contou com a presença do Director-Geral do INAGE, dos Membros do Conselho dos Serviços de Representação do Estado na Província de Tete, entre outros convidados.

Falando na cerimónia de lançamento da Página Web, Elisa Zacarias destacou o papel do Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE), no tocante à massificação do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Administração Pública.

Por seu turno, o Director-Geral explicou ainda que, as plataformas comuns de comunicação nas instituições da Administração Pública, contribuem bastante na racionalização de recursos tecnológicos e financeiros, assim como garantem a segurança na circulação de informação, flexibilizam os actos administrativos, promovem a boa governação e melhoram o ambiente de negócios e da competitividade no nosso país.

Ler Mais

INAGE Desenvolve a Página Web do Conselho dos Serviços de Representação do Estado da Província de Maputo

O Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE), desenvolveu a Página Web do Conselho dos Serviços de Representação do Estado da Província de Maputo lançada no dia 09 de Março de 2021.  A cerimónia de lançamento foi presidida pela Secretária de Estado Vitória Dias Diogo e contou com a presença do Director-Geral do INAGE, dos Membros do Conselho dos Serviços de Representação do Estado na Província de Maputo, entre outros convidados.

Falando na cerimónia de lançamento da Página Web, Vitória Dias Diogo destacou o papel do Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE), no tocante à massificação do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Administração Pública.

Num outro desenvolvimento, Vitória Diogo disse que a Estratégia da Global da Reforma do Sector Público e Desenvolvimento da Administração Pública (ERDAP 2012-2025), assenta na concretização de uma Administração Pública centrada no cidadão. Para efeito, servidor público é instado a prestar serviços de qualidade melhorando com eficiência e a eficácia a transparência na disponibilização de informação para simplificar a vida do cidadão.  

Por seu turno, Ermínio Jasse disse que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, entidade do Governo que vela pelo sector da TIC tem vindo a coordenar várias acções com vista à materialização do modelo de desenvolvimento social e económico assente nas Tecnologias de Informação e Comunicação.

O Director-Geral explicou ainda que, as plataformas comuns de comunicação nas instituições da Administração Pública, contribuem bastante na racionalização de recursos tecnológicos e financeiros, assim como garantem a segurança na circulação de informação, flexibilizam os actos administrativos, promovem a boa governação e melhoram o ambiente de negócios e da competitividade no nosso país.

O lançamento da Página Web do Conselho dos Serviços de Representação do Estado da Província de Maputo surge numa altura em que o mundo procura distanciar fisicamente as pessoas, mas unindo-as virtualmente devido a pandemia da Covid-19.

Ler Mais

Ministro Daniel Nivagara insta ao INAGE para maior actuação no processo da prestação e divulgação dos serviços

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara, acompanhado em sua comitiva, realizou hoje, 29 de Janeiro de 2021, uma visita de trabalho ao Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE), para inteirar-se dos processos, funcionamento e implementação dos serviços públicos digitais.

Durante a visita, que teve início na sede do INAGE, na cidade de Maputo, tendo culminado no Centro de Dados do Governo em Maluana, distrito da Manhiça, Daniel Nivagara, interagiu directamente com os funcionários e agentes do Estado e tendo sido informado do andamento das actividades dos sectores.

Ainda no quadro desta visita, Daniel Nivagara orientou a primeira sessão do Conselho Directivo do INAGE, tendo sido feito uma apresentação do panorama global do funcionamento do INAGE, pelo Director Geral do INAGE, Ermínio Jasse.

Nesta sessão, Ermínio Jasse, destacou projectos e acções de grande envergadura que tem proporcionado mudanças significativas na Administração Pública na área das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Projectos como o Portal de serviços, que poderá facilitar o acesso dos mesmos pelo cidadão; o Centro de Resposta a Incidentes de Segurança Cibernética do Governo (CSIRT), que já iniciou a sua implementação; a expansão da Rede Electrónica de Governo para mais distritos; Migração de sistemas de instituições para o Centro de Dados do Governo, são alguns dos projectos em carteira para a sua implementação.

Na sua intervenção, o Ministro, instou ao INAGE a trabalhar afincadamente no processo de arrecadação de receitas, prestando melhor seus serviços, bem como divulgá-los cada vez mais de modo a canalizar potenciais clientes.

“Urge a necessidade de trabalhar arduamente, evolvendo todos sectores, para atingir as metas aquí definidas, com vista a melhorar a eficiência, eficácia e modernização da Administração Pública na sua interacção com o cidadão” – acrescentou Nivagara.

Ler Mais

Workshop sobre o Papel das Tecnologias Geoespaciais no Desenvolvimento Sustentável

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, acolheu no dia 14 de Dezembro de 2020, na Cidade de Maputo, o Workshop sobre o Papel das Tecnologias Geoespaciais no Desenvolvimento Sustentável.

O Workshop tinha como objectivo desmistificar as tecnologias geoespaciais e aumentar a consciencialização sobre o papel que a tecnologia pode desempenhar para apoiar os esforços de desenvolvimento de Moçambique.

Este evento organizado em colaboração com o Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (UNITAR), e o Banco de Tecnologia das Nações Unidas para Países em desenvolvimento (UNOSAT) e conta com a participação de 50 funcionários da área de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Espera-se que com a realização do evento, haja uma maior partilha de conhecimentos, práticas e tecnologias de suporte à implementação da Agenda 2030.

Fonte: www.mctes.gov.mz

Ler Mais

INAGE implementa medidas de Segurança Cibernética em Ambiente de Pandemia da Covid-19

Sob o lema “Cibersegurança em ambiente de pandemia”, Maputo acolheu de 25 a 27 de Novembro a IIIª Conferência Nacional de Segurança Cibernética – MOZCYBER. Neste evento, que teve como objectivo principal debater questões ligadas a protecção de infra-estruturas críticas e resiliência, o Instituto Nacional de Governo Electrónico aprofundou-se sobre o tema “Papel do INAGE no âmbito de COVID-19”.

No contexto deste fórum, o Director Geral do INAGE, Ermínio Jasse, abordou sobre as acções que o INAGE tem implementado face aos desafios enfrentados no processo da minimização do contágio pela COVID-19 como, i) o aumento da largura de banda da GovNET nas Instituições do Estado ii) apoio no processo de ensino a distância, iii) implementação da plataforma CloudGov, entre outras medidas que elevam a cultura de segurança cibernética.

Esta terceira edição do Mozcyber reuniu especialistas de diversas instituições públicas e privadas dos sectores de telecomunicações, transportes, administração de justiça, defesa e segurança do Estado e banca.

Trata-se de uma iniciativa anual organizada pelo Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM) em parceria com outras instituições públicas e privadas do ramo das Tecnologias de Informação e Comunicação, nomeadamente,  Instituto Nacional do Governo Electrónico (INAGE), Instituto Nacional das Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC),  Associação Moçambicana de Profissionais e Empresas de Tecnologias de Informação (AMPETIC), a Confederação das Associações Económicas (CTA) entre outras.

Fonte – INAGE

Ler Mais

INAGE aposta na melhoria de prestação de serviços digitais na Zambézia

O Director Geral do Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE), Ermínio Jasse, efectuou recentemente uma visita de trabalho a província da Zambézia com objectivo principal de identificar sectores nos quais há necessidade de apoiar com serviços públicos digitais.

Durante a visita, Ermínio Jasse manteve sucessivos encontros com diferentes Instituições e Direcções provinciais como, a Secretaria de Estado Provincial, Instituto Nacional de Transportes Terrestres (INATTER), Balcão de Atendimento Único (BAU), para abordar temas sobre projectos em carteira como a Govnet, MoRENet e Gestão do Centro de Dados do Governo em Maluana.

No âmbito foram apontados como acções concretas e imediatas, a capacitação para a utilização do correio do Governo na troca de correspondência entre funcionários e agentes do Estado, o uso da plataforma CloudGov no processo de armazenamento e partilha de ficheiros entre utilizadores, bem como a implementação do novo portal do Conselho de Representação de Estado.

Na ocasião, o Director Geral reuniu-se com os funcionários da Delegação Provincial do INAGE onde pronunciou-se sobre a necessidade de formação dos técnicos na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação e outras matérias relacionadas.

A deslocação a província de Zambézia foi a quarta efectuada pelo Director Geral, tendo anteriormente, visitado as províncias de Gaza, Inhambane e Manica.

Texto INAGE

Ler Mais

INAGE Administra Formação em Novas e Emergentes Tecnologias

Realiza-se de 16 a 20 de Novembro corrente, uma formação virtual sobre novas e emergentes tecnologias, organizado pelo Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE) e HUAWEI, dirigida a técnicos de informática de instituições da Administração Pública.

Esta capacitação tem como objectivo melhorar a habilidade de realização e inovação dos técnicos de informática, visando a implementação de soluções tecnológicas para o Governo e para o país no geral.

Serão ministradas matérias que cobrem cinco áreas técnicas de grande relevância, designadamente:

  1.  Big Data Cutting-Edge Technology and Trends;
  2.  Information Security Basics and Security Awareness;
  3.  Artificial Intelligence Cutting-Edge Technology and Trends;
  4.  5G Basic Principles; e
  5.  Cloud Computing Basics and Technology.

Para o Ministro da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Gabriel Salimo, esta formação irá contribuir para que gestores e técnicos de TIC na Administração Pública, sejam revestidos de conhecimentos com vista aprofundarem a sua análise crítica, face aos desafios actuais na manipulação, disponibilização e segurança dos dados e informações no contexto da melhoria da actuação do Governo para o Cidadão (G2C), Governo para o Empresariado (G2B) e do Governo para o próprio Governo (G2G).

Segundo o Director Geral do INAGE, Ermínio Jasse, esta capacitação irá contribuir para a implementação de soluções consistentes e sustentáveis, visto que, os técnicos da Administração Pública passarão a ter domínio das tecnologias emergentes.

Na mesma senda, o CEO da HUAWEI, Terrens Whu, adiantou que a formação em TIC para Funcionários Públicos irá proporcionar talentos para o governo e trazer tecnologia de ponta que concorram para o desenvolvimento de um Moçambique inteligente.

A formação em novas e emergentes tecnologias contará com a participação de cerca de 150 funcionários da Administração Pública, ligadas a área de Tecnologias de Informação e Comunicação.

Texto: INAGE

Ler Mais