O Instituto Nacional de Governo Electrónico, abreviadamente designado por INAGE, é uma instituição pública, dotada de personalidade jurídica e autonomia administrativa, criada pelo Decreto n.˚61/2017, de 06 de Novembro, com a missão fundamental de coordenar e prestar serviços de Governo Electrónico, proporcionando maior celeridade na prestação de serviços públicos digitais e, promovendo iniciativas com vista a melhorar a eficiência, eficácia e transparência da Administração Pública na interacção com o cidadão.
Como autoridade competente de prestação de serviços de Governo Electrónico, o INAGE tem realizado diversas actividades no domínio das TIC em sinergia com outras entidades públicas, privadas e sociedade civil, promovendo a modernização do Estado com recurso às TIC, no âmbito da reforma da Administração Pública, em quatro áreas principais, nomeadamente:
- Transformação digital;
- Recursos Partilhados;
- Rede Electrónica do Governo; e
- Segurança Cibernética.
Hoje, o INAGE está representado em 09 províncias com excepção de Maputo através das suas Delegações Provinciais, estabelecidas como unidades de prestação de serviços na área das TICs desde 2014, anteriormente designadas por Centro Provincial de Recursos Digitais (CPRD), com o objectivo de reduzir o fosso digital entre a capital e o resto do país, bem como promover a massificação do uso das TIC naquelas parcelas do país.