O Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE,IP), em parceria com Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS), lançaram uma iniciativa denominada, “As Mulheres do Amanhã na Economia Digital em Moçambique”, no âmbito do Projecto Coding Girls, que visa promover a igualdade de género nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), através de políticas e programas que contribuam para o desenvolvimento socioeconómico das jovens mulheres, criando oportunidades e incentivando-as a escolherem a formação e carreira profissional na área de STEM (science, technology, engineering and mathematics).

Este Projecto “As Mulheres do Amanhã na Economia Digital em Moçambique” terá três fases de execução e irá abranger as regiões sul, centro e norte de País. A primeira fase decorreu nas Províncias de Gaza e Inhambane, no período de 06 de Fevereiro a 31 de Março de 2023, tendo sido ministrados o Módulo de Coding com Scratch, para um total de 36 raparigas.

O INAGE,IP, associa-se a esta iniciativa uma vez que, é defensor da ideia de redução das disparidades tecnológicas entre jovens adolescentes homens e mulheres, comungando que as jovens adolescentes mulheres devem participar e usufruir das vastas oportunidades que as TIC oferecem.

Com esta iniciativa, cerca de 1116 raparigas com idade que varia de 14 aos 18 anos, seleccionadas de escolas secundárias das regiões (sul, centro e norte), para participarem desta formação.