Maputo, 22 de Julho de 2025 – O Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE, IP) realizou, o Seminário de Indução sobre Planificação, Orçamentação, Execução, Monitoria e Avaliação (POEMA), envolvendo membros do Conselho de Direcção, Directores, Chefes de Departamentos, Delegados provinciais, Coordenadores Sectoriais e Pontos Focais de Planificação.
Com duração de um dia, encontro foi realizado na modalidade hibrida ( presencial e virtual) e serviu de espaço para consolidar os pilares estruturantes do ciclo POEMA, reforçando a capacidade institucional do INAGE, IP em matérias de planificação e gestão integrada, bem como promover uma cultura de resultados e prestação de contas, alinhada aos principais instrumentos de governação nacional, nomeadamente a Estratégia Nacional de Desenvolvimento (ENDE 2025–2044), o Programa Quinquenal do Governo (PQG), o Plano Económico e Social e Orçamento do Estado (PESOE) e o Plano de Actividades e Orçamento (PdAO) 2025 da instituição.
Durante a sessão de abertura, o Director-Geral Adjunto do INAGE, IP, Sérgio Mapsanganhe, destacou a importância do exercício para o aprimoramento dos mecanismos internos de articulação e para a consolidação da monitoria e avaliação com base em evidências documentadas. “Este é um momento propício para clarificar dúvidas, partilhar boas práticas e propor soluções que contribuam para a melhoria contínua dos nossos processos internos”, sublinhou.
O dirigente frisou ainda que o sucesso do seminário dependerá do envolvimento activo e crítico de todos os participantes, apelando a um espírito colaborativo e construtivo ao longo das sessões temáticas, exercícios práticos e espaços de diálogo.
Na sua intervenção, o Director- Geral Adjunto reiterou que o papel do INAGE, IP ganha cada vez mais relevância na actual conjuntura, atendendo à visão do Ministério das Comunicações e Transformação Digital de “servir o cidadão digitalmente, onde quer que esteja”, sendo a transformação digital um dos eixos centrais da governação.
De acordo com o responsável, é fundamental focar-se em infra-estruturas tecnológicase soluções digitais, destacando-se entre estas a identidade digital, a plataforma de interoperabilidade e o portal do cidadão, como prioridades para garantir serviços públicos mais céleres, acessíveis e integrados.
“Para alcançar os resultados desejados, é necessário o comprometimento de todos. A colaboração entre as unidades orgânicas do INAGE, IP, tanto ao nível da sede quanto das delegações provinciais será determinante para a concretização dos objectivos institucionais”, sublinhou.