INAGE, IP-Nampula lança mercado de ideias de soluções digitais 

O Instituto Nacional de Governo Electrónico, Instituto Público (INAGE, IP), delegação de Nampula, em coordenação com o Centro de Informação e Educação para o Desenvolvimento (CIES ONLUS), realizou recentemente, na cidade de Nampula, o Lançamento do Mercado de Ideias de Soluções Digitais (Marketplace).

A iniciativa insere-se no âmbito do Projecto “VaMoz Digital”, financiado pela Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS), e tem como principal objectivo identificar e impulsionar novos serviços digitais que promovam inovação, inclusão e equidade.

Com a participação de 40 representantes de diferentes sectores, o evento reuniu representantes do governo provincial, empresários, instituições públicas e privadas, universidades e incubadoras de negócios, proporcionando um espaço de diálogo e colaboração para o fortalecimento do ecossistema digital em Moçambique. 

O “VaMoz Digital” foi criado para fortalecer o area digital em Moçambique e, oficialmente, foi lançado em Junho de 2024, em Maputo, na presença da Comissária Europeia das Parcerias Internacionais. O projecto é coordenado pela Humanity Inclusion e conta com quatro parceiros: INAGE, CIES, Terra dos Homens (TdH) e Fundo Mundo Digital (FMD).

O programa está dividido em duas partes principais: uma dedicada ao lançamento das bases para o VaMoz Digital; e a outra, às Competências, Empreendedorismo e Serviços Digitais como Oportunidades para o Crescimento da Juventude em Moçambique.

Financiado pela União Europeia, o programa tem como foco beneficiar jovens moçambicanos, dando especial atenção a raparigas e jovens com deficiência. O objectivo é promover a inclusão digital e criar oportunidades para o crescimento profissional e empreendedorismo no sector tecnológico.

O Marketplace realizado em Nampula representa um marco significativo para identificar soluções digitais inovadoras e reforçar o compromisso do INAGE, IP e dos seus parceiros na construção de um ecossistema digital dinâmico e inclusivo em Moçambique. Através desta iniciativa, espera-se fomentar o desenvolvimento de serviços digitais que impulsionem o futuro digital do país.