INAGE implementa medidas de Segurança Cibernética em Ambiente de Pandemia da Covid-19

Sob o lema “Cibersegurança em ambiente de pandemia”, Maputo acolheu de 25 a 27 de Novembro a IIIª Conferência Nacional de Segurança Cibernética – MOZCYBER. Neste evento, que teve como objectivo principal debater questões ligadas a protecção de infra-estruturas críticas e resiliência, o Instituto Nacional de Governo Electrónico aprofundou-se sobre o tema “Papel do INAGE no âmbito de COVID-19”.

No contexto deste fórum, o Director Geral do INAGE, Ermínio Jasse, abordou sobre as acções que o INAGE tem implementado face aos desafios enfrentados no processo da minimização do contágio pela COVID-19 como, i) o aumento da largura de banda da GovNET nas Instituições do Estado ii) apoio no processo de ensino a distância, iii) implementação da plataforma CloudGov, entre outras medidas que elevam a cultura de segurança cibernética.

Esta terceira edição do Mozcyber reuniu especialistas de diversas instituições públicas e privadas dos sectores de telecomunicações, transportes, administração de justiça, defesa e segurança do Estado e banca.

Trata-se de uma iniciativa anual organizada pelo Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM) em parceria com outras instituições públicas e privadas do ramo das Tecnologias de Informação e Comunicação, nomeadamente,  Instituto Nacional do Governo Electrónico (INAGE), Instituto Nacional das Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC),  Associação Moçambicana de Profissionais e Empresas de Tecnologias de Informação (AMPETIC), a Confederação das Associações Económicas (CTA) entre outras.

Fonte – INAGE