INAGE Administra Formação em Novas e Emergentes Tecnologias

Realiza-se de 16 a 20 de Novembro corrente, uma formação virtual sobre novas e emergentes tecnologias, organizado pelo Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE) e HUAWEI, dirigida a técnicos de informática de instituições da Administração Pública.

Esta capacitação tem como objectivo melhorar a habilidade de realização e inovação dos técnicos de informática, visando a implementação de soluções tecnológicas para o Governo e para o país no geral.

Serão ministradas matérias que cobrem cinco áreas técnicas de grande relevância, designadamente:

  1.  Big Data Cutting-Edge Technology and Trends;
  2.  Information Security Basics and Security Awareness;
  3.  Artificial Intelligence Cutting-Edge Technology and Trends;
  4.  5G Basic Principles; e
  5.  Cloud Computing Basics and Technology.

Para o Ministro da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Gabriel Salimo, esta formação irá contribuir para que gestores e técnicos de TIC na Administração Pública, sejam revestidos de conhecimentos com vista aprofundarem a sua análise crítica, face aos desafios actuais na manipulação, disponibilização e segurança dos dados e informações no contexto da melhoria da actuação do Governo para o Cidadão (G2C), Governo para o Empresariado (G2B) e do Governo para o próprio Governo (G2G).

Segundo o Director Geral do INAGE, Ermínio Jasse, esta capacitação irá contribuir para a implementação de soluções consistentes e sustentáveis, visto que, os técnicos da Administração Pública passarão a ter domínio das tecnologias emergentes.

Na mesma senda, o CEO da HUAWEI, Terrens Whu, adiantou que a formação em TIC para Funcionários Públicos irá proporcionar talentos para o governo e trazer tecnologia de ponta que concorram para o desenvolvimento de um Moçambique inteligente.

A formação em novas e emergentes tecnologias contará com a participação de cerca de 150 funcionários da Administração Pública, ligadas a área de Tecnologias de Informação e Comunicação.

Texto: INAGE