PR enaltece as TIC no desenvolvimento do país

O Presidente da República – PR, Filipe Jacinto Nyusi efectuou na passada quinta e sexta-feira uma visita de trabalho à capital moçambicana, Maputo. Durante os dois dias, o Chefe do Estado moçambicano escalou os distritos municipais de Ka Mavota, Ka Mpfumu Ka Nyaka, Ka Mubukwana e Ka Maxakeni, onde agendou encontros com Governos locais, reuniões com diversos segmentos da sociedade, comícios populares e visitas a empreendimentos de interesse económico e social.

Durante a sua visita, Filipe Nyusi destacou o contributo das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC no processo de desenvolvimento do país.

Foram no seu discurso mencionados serviços públicos digitais prestados pelo Governo, através do Instituto Nacional de Governo Electrónico – INAGE, como a expansão da Rede Electrónica do Governo (GovNET) para mais 42 Distritos, elevando a cobertura de 96, para 138 sedes Distritais e de 425 para 859 instituições a nível nacional.

Na mesma ocasião, o PR destacou a importância de acesso à informação e da prestação de serviços através dos Portais e Páginas de Internet do Governo, onde o cidadão, o sector privado, o investidor nacional e estrangeiro, o turista e a sociedade civil, no geral, têm acesso à conteúdos credíveis, actualizados e relevantes, que é disponibilizada por diferentes instituições públicas, nas suas áreas de actuação, bem como a vários serviços públicos por estes oferecidos.

Refira-se que foram desenvolvidos pelo INAGE cerca de 188 Portais de Internet no novo layout padrão, sendo Governos Provinciais11, Governos Distritais 121, Instituições públicas 56.

O Centro de Dados do Governo construído no Parque de Ciências Tecnologia de Maluana, no distrito da Manhiça, na província de Maputo, inaugurado em 2015, foi igualmente apontado pelo PR como sendo uma plataforma tecnológica de grande envergadura, na medida em que são concentrados os equipamentos de processamento e armazenamento de dados do Governo e de outras empresas ou organizações interessadas.