Sensibilização e criação duma cultura de segurança cibernética

O Instituto Nacional do Governo Electrónico (INAGE) está a levar a cabo um conjunto de acções de sensibilização em matéria de segurança cibernética em todo o país com o objectivo de consciencializar o Agente e Funcionário do Estado sobre situações indesejadas que ocorrem no espaço da internet.

O evento que decorre sob o tema “Sensibilização e criação de uma Cultura de Segurança Cibernética” servirá para dar a conhecer aos funcionários e agentes do estado conceitos relacionados a segurança cibernética e boas práticas no tratamento da informação de forma a criar uma cultura de segurança cibernética no seio das instituições.

Segundo a Directora Geral do INAGE, Ludmila Maguni, estes seminários surgem numa altura em que o Governo está a apostar na promoção de cidadãos e instituições cada vez mais atentos e vigilantes perante as ameaças e perigos no espaço da Internet e nas redes de telecomunicações. A Directora do INAGE Adiantou ainda que, os mesmos, irão elevar de forma efectiva e práctica a prontidão da Administração Pública no que respeita a crescente onda de ataques que o país tem estado a verificar, tanto nas instituições públicas e privadas, bem como em organizações da sociedade civil e também na do cidadão.

Durante o seminário houve uma componente prática que possibilitou aos palestrantes mensurar o nível de percepção dos conceitos apresentados.

O evento, que prevê actividades como palestras, exercícios prácticos e simulações foi realizado a nível nacional pelas Delegações provinciais do INAGE em parceria com a Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento.