Archives for Notícias

Funcionários do INAGE capacitados no uso da Plataforma CloudGov

O Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE), realizou entre os dias 06 e 08 de Outubro do ano corrente, um seminário de capacitação dos seus funcionários em matéria de uso da Plataforma CloudGov. A capacitação enquadra-se numa série de iniciativas levadas a cabo pela Direcção de Transformação Digital (DTD), e envolveu cerca de 24 funcionários e colaboradores de diferentes unidades orgânicas.

O Seminário de capacitação visava dotar os funcionários e colaboradores do INAGE de ferramentas, conhecimentos e capacidades, para o uso da Plataforma Cloudgov um dispositivo que serve para partilhar, arquivar e editar os documentos de forma colabotrativa entre os funcionários no exercício das suas actividades.

A capacitação em CloudGov, foi ministrada, pelos técnicos do INAGE, Ivo Matavele e Edson Gomes.

Ler Mais

MINISTRO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR VISITA DELEGAÇÃO PROVINCIAL DO INAGE DE NAMPULA

No contexto da visita de trabalho que realizou à Província de Nampula, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Doutor Daniel Daniel Nivagara, escalou, no dia 11 de Setembro de 2021, a Delegação Provincial do Instituto Nacional de Governo Electrónico (DPINAGE). A visita tinha como objectivo o acompanhamento das actividades desenvolvidas no âmbito da prestação de serviços digital ao público pela Delegação do INAGE da província em Nampula. 

Durante a visita efectuada na Delegação Provincial do INAGE de Nampula, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, interagiu com funcionários visando aferir o normal decurso das actividades e visitou sucessivamente as salas de formações, servidores entre outras salas das instalações da DPINAGE.

Ainda no âmbito desta deslocação à Delegação Provincial do Instituto Nacional de Governo Electrónico de Nampula, o Ministro Nivagara, orientou um encontro com o colectivo de direcção, funcionários e demais colaboradores.

O Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE), é uma instituição pública, tutelado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e que foi criado pelo Governo de Moçambique através do Decreto N° 61/2017 de 06 de Novembro, com o objectivo elabora e implementar as soluções tecnológicas transversais para Administração Pública e para prestação serviços de Governo Electrónico.

Ler Mais

Governo aprova Política e Estratégia Nacional de Segurança Cibernética

O Governo moçambicano aprovou hoje dois importantes documentos de orientação para a governação cibernética no país, a Política Nacional de Segurança Cibernética e a Estratégia Nacional de Segurança Cibernética.

Com o acto, o Governo não só deu crédito ao seu compromisso com a digitalização, mas também deu um importante passo rumo ao reposicionamento do país na competitividade digital, em particular no capítulo de segurança cibernética, onde, segundo a avaliação de 2018, Moçambique ocupava o 132º lugar, num ranking de 194 países.

Da União Internacional de Telecomunicações (UIT), o Índice Global de Segurança Cibernética (GCI) avalia medidas legais, técnicas, organizacionais tomadas pelos países para modelar a governação cibernética e promover o desenvolvimento de capacidades cibernéticas e cooperação internacional em matéria de segurança cibernética.

Em 2018 e 2019, a culminar com um processo de revisão da primeira Política de Informática, de 2000, o Governo aprovara a Política para Sociedade de Informação e a estratégia de implemente respectivamente, cujo plano operacional (2019/2023), com cerca de uma centena de projectos, esta em avaliação.

No novo documento, o Governo apresenta uma visão, uma ambição por um espaço cibernético seguro e resiliente para Moçambique, onde a sociedade esta mais consciencializada em matérias de segurança cibernética.

Para o efeito, a política estabelece princípios e objectivos que orientam para uma segurança cibernética sustentável, estruturada em seis pilares a destacar: i) liderança e coordenação, ii) protecção de infra-estruturas criticas de informação, iii) protecção de activos de informação, iv) legal e regulatório, v) desenvolvimento de capacidade, pesquisa e inovação e vi) cultura de segurança cibernética e consciencialização.

A estratégia de implementação comporta 25 projectos a implementar até 2025, através de um quadro de governação coordenado por um conselho multissectorial, chamado Conselho Nacional de Segurança Cibernética, liderado pelo ministro que tutela o pelouro das tecnologias de informação e comunicação, integrado por representantes das áreas da defesa, lei e ordem, comunicações, finanças, educação, saúde e outras, incluindo a comunidade empresarial, académica e sociedade civil.

Entre os projectos de segurança cibernética a implementar nos próximos cinco anos, com as respectivas metas e indicadores de resultados, destacam-se Equipas de Resposta a Incidentes de Segurança Computacional (CSIRTs), o mapeamento de infra-estruturas críticas de informação, a revisão do quadro legal, o estabelecimento de sistemas de mitigação e alerta sobre incidentes cibernéticos, a inovação e consciencialização pública em matéria de segurança cibernética.

Fonte: INTIC

Ler Mais

Delegação Provincial do INAGE de Cabo Delgado promove massificação do uso das TIC

O Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE) através da sua delegação em Cabo Delgado, promoveu de 05 de Julho a 20 de Agosto do ano em curso, a formação e capacitação de 25 jovens, no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

A capacitação, enquadra-se no plano de implementação de programa de formação e desenvolvimento de habilidades na área das TIC para os funcionários e agentes de Estado, estudantes e sociedade civil.

O INAGE tem estado a liderar processo de formação e capacitação em TIC para vários seguimentos da população moçambicana com vista, a dotar estes de conhecimentos e habilidades para sua inserção no mercado de trabalho, bem como a promoção da inclusão digital.

Ler Mais

Director – Geral do INAGE recebe em audiência a Vice-Reitora da UniLicungo

O Director-Geral do Instituto Nacional de Governo Electrónico, Ermínio Pita Jasse, recebeu esta segunda-feira, em audiência, a Profa. Drª Brígida Singo, Vice-Reitora Académica da Universidade Licungo (UniLicungo).

O encontro tinha como objectivo principal discutir os critérios e viabilização da adesão da Universidade Licungo à Rede Moçambicana de Ensino Superior e de Pesquisa (MoRENet).

A MoRENet faz parte da família de Redes de Ensino Superior e de Pesquisa (NREN), que em várias partes do mundo prestam soluções dedicadas às necessidades do sector académico e é uma plataforma para o desenvolvimento científico e de partilha de informação entre estudantes, académicos e investigadores.

O objectivo principal da Rede Moçambicana de Ensino Superior e Pesquisa – MoRENet é integrar as instituições de Ensino Superior e de pesquisa numa rede de alta velocidade nacional, disponibilizando serviços de qualidade e de sustentabilidade económica, tecnológica e institucional de modo a ser um parceiro fundamental no desenvolvimento da comunidade académica moçambicana.

Ler Mais

Director-Geral do INAGE visita Delegação Provincial de Nampula

O Director-Geral do Instituto Nacional de Governo Electrónico, Ermínio Pita Jasse, realiza entre os dias 19 e 23 de Junho do ano corrente, uma visita de trabalho à Delegação Provincial do INAGE em Nampula, cujo objectivo fundamental é inteirar-se das actividades em curso no âmbito da prestação dos serviços públicos digitais.

Nesta deslocação, o Director-Geral do INAGE, será recebido em audiência, pelo Secretário de Estado da Província, e fará visitas às instituições públicas ligadas a Rede Electrónica do Governo (GovNet), com destaque para o Instituto Nacional de Transportes Rodoviários (INATRO), Serviços Provinciais de Saúde, Balcão Único de Atendimento (E-BAU), Universidade Lúrio (UniLúrio) assim como realizará encontros de cortesia com entidades parceiras.

Simultaneamente, no âmbito da auscultação e verificação do funcionamento da Rede GovNet, Ermínio Pita Jasse escalará os Distritos de Rapale, Muecate, Meconta e Ilha de Moçambique.

Para terminar, a sua visita de trabalho, o Director-Geral orientará uma reunião de balanço das actividade que vai contar com a presença da Delegada Provincial, seus técnicos e respectivos convidados.

Ler Mais

INAGE e Serviço Nacional Penitenciário assinam Memorando de Entendimento

O Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE) e o Serviço Nacional Penitenciário (SERNAP), assinaram na Cidade de Xai-xai, Província de Gaza, o Memorando de Entendimento que visa dentre vários objectivos apoiar o Serviço Nacional Penitenciário na prestação de serviços públicos digitais, na formação em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) de pessoas condenados em final de pena e com bom comportamento, assistência técnica, consultoria, aconselhamento e outros serviços conexos no domínio das TIC.

Discursando na ocasião, o Director-Geral do Instituto Nacional de Governo Electrónico, Ermínio Jasse enalteceu a importância da parceria entre as partes, tendo em vista a massificação de uso das TIC na promoção da inclusão digital.

Ermínio Jasse sublinhou ainda que, INAGE tem estado a liderar processo de formação e capacitação em TIC para vários seguimentos da população moçambicana com vista, a dotar estes de conhecimentos e habilidades para sua reinserção no mercado de trabalho, bem como na vida social. 

Por seu turno, o Secretário de Estado da Província de Gaza, Amosse Macamo, saudou a iniciativa de implementação programas de inclusão digital, através de grupos específicos e que normalmente ficam fora do circuito normal de cursos de TIC.  Por outro lado, encorajou o INAGE a prosseguir com a expansão da Rede Privativa do Governo GOVNET e dos serviços a ela conexos aos Postos Administrativos para uma maior aproximação da administração pública aos Cidadãos.

O Secretário de Estado da Província de Gaza disse ainda que as TIC apresentam-se como uma ferramenta fundamental para fazer face aos desafios que nos são impostos pela COVID-19. Neste contexto, o Secretário de Estado desafiou o INAGE para que a par da expansão da Rede GovNet, a massificação do uso das TIC estabeleça plataformas que promovam e viabilizem o teletrabalho a todos os níveis da Administração Pública e não só.

A cerimónia de assinatura de memorando de entendimento entre o INAGE e SERNAP, contou com a presença de Secretário de Estado da Província de Gaza, Governadora da Província de Gaza, Veneranda Juíza Presidente do Tribunal Judicial, Digníssima Procuradora-Chefe, Meritíssima Juíza do Tribunal Administrativo, ambos da Província de Gaza, Director-Geral do INAGE, Director-Gral do SERNAP, entre outros convidados.

Ler Mais

INAGE e Assembleia da República assinam Memorando de Entendimento

O Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE) e Assembleia da República (AR), assinaram no dia 04 de Maio de 2021, o Memorando de Entendimento que preconiza dentre vários aspectos apoiar a AR na prestação de serviços públicos digitais, assistência técnica, consultoria, formação, aconselhamento a outros serviços conexos no domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Intervindo na cerimónia o Director-Geral do Instituto Nacional de Governo Electrónico, Ermínio Jasse, destacou a importância das parcerias entre as partes, tendo em vista a promoção do uso das TIC, bem como na melhoria da prestação de serviços públicos e na boa governação.

Ermínio Jasse afirmou ainda que, o Governo de Moçambique está ciente da importância e do impacto que as Tecnologias de Informação e Comunicação trazem na vida das comunidades, deste modo, tem aprovado diferentes instrumentos que concorrem para a promoção do uso das TIC pelo cidadão dos quais destaca-se a Resolução n° 17/2018, aprovou a Política para Sociedade de Informação que vem fornecer um quadro de princípios que permitem que as TIC se assumam como uma alavanca para o desenvolvimento social e económico do País.

Por seu turno, o Secretário Geral da Assembleia da República (AR), Alfredo Nampete disse que o parlamento tem necessidade de modernizar o sistema informático interno daquela casa, um trabalho que já está sendo desenvolvido na AR com ajuda de outras instituições.

Alfredo Nampete disse ainda que, a AR acredita que com este memorando que assinado, a breve trecho as duas instituições irão conseguir alcançar os nossos objectivos, sublinhando que a AR precisa de interagir permanentemente com o povo, daí que “precisamos de estar organizados para facilitarmos essa interacção através dos meios electrónicos”.

Ler Mais

INAGE desenvolve a Página Web do Conselho dos Serviços de Representação do Estado da Província de Tete

O Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE), desenvolveu a Página Web do Conselho dos Serviços de Representação do Estado da Província de Maputo lançada no dia 29 de Abril de 2021.  A cerimónia de lançamento foi presidida pela Secretária de Estado Elisa Zacarias e contou com a presença do Director-Geral do INAGE, dos Membros do Conselho dos Serviços de Representação do Estado na Província de Tete, entre outros convidados.

Falando na cerimónia de lançamento da Página Web, Elisa Zacarias destacou o papel do Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE), no tocante à massificação do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Administração Pública.

Por seu turno, o Director-Geral explicou ainda que, as plataformas comuns de comunicação nas instituições da Administração Pública, contribuem bastante na racionalização de recursos tecnológicos e financeiros, assim como garantem a segurança na circulação de informação, flexibilizam os actos administrativos, promovem a boa governação e melhoram o ambiente de negócios e da competitividade no nosso país.

Ler Mais