Archives for Notícias

INAGE e AMPETIC reforçam laços de cooperação

Realizou-se no pretérito mês de Março, um encontro técnico entre o Instituto Nacional do Governo Electrónico (INAGE) e a Associação Moçambicana de Profissionais e Empresas de Tecnologias de Informação (AMPETIC) com objectivo de reforçar o intercâmbio, bem como melhorar a qualidade dos programas das duas instituições.

O encontro que decorreu nas instalações do INAGE, serviu para delinear as directrizes das actividades, onde ficou acordado que a AMPETIC irá contribuir em matérias na área de tecnologias de informação e o INAGE com a contínua colaboração em acções especificas ao nível dos Pelouros.

O encontro culminou com a definição do prazo da produção do documento final referente ao Plano de Acção- Cronograma de Implementação de acções em prol do desenvolvimento do sector das Tecnologias de Informação e Comunicação em Moçambique.

Ler Mais

Nampula capacita funcionários em técnicas e métodos de combate contra ataques cibernéticos

A Delegação Provincial do Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE) em Nampula, promoveu em Abril do ano corrente, uma capacitação em Segurança Cibernética a cerca de 30 funcionários públicos da área de Defesa e Segurança, evento este que decorreu no âmbito da acção de Sensibilização e criação de uma cultura cibernética.

O evento teve como propósito, consciencializar os técnicos sobre os perigos que ocorrem no meio cibernético, bem como dotá-los de técnicas e ferramentas de defesa e combate contra crimes cibernéticos.

Recentemente, Nampula acolheu o seminário de sensibilização e criação de uma cultura de Segurança Cibernética, evento este que foi notório pela aderência em massa de funcionários de diferentes delegações provinciais.

Ler Mais

Pemba capacita funcionário da AP na utilização dos circuitos da (GovNET)

Decorreu recentemente em Pemba, província de Cabo Delgado, uma capacitação sobre o uso dos circuitos da Rede Electrónica do Governo (GovNET) aos funcionários da Administração Pública.

O treinamento, organizado pela Delegação Provincial do Instituto Nacional do Governo Electrónico, naquele ponto do país, orientou aulas prácticas de diagnóstico de avarias do circuito da GovNET, assim como ministrou lições de configuração de Outlook e email do Governo.

Para os técnicos presentes, a capacitação serviu para aperfeiçoar mais ainda os conhecimentos relactivamente a Rede, bem como a implementação das técnicas nos seus locais de trabalho.

A Província de Cabo Delgado, apresenta todos os distritos ligados a Rede Gov, sendo que, Balama foi o último a ser conectado.

No processo de ligação e expansão da Rede, o INAGE, no primeiro trimestre do ano em curso, conectou cerca de 06 distritos, dos quais 04 na Província de Gaza (Mapai, Massangena, Chicualacuala, Chigubo) e 02 em Inhambane (Mabote e Funhalouro).

A capacitação decorre no âmbito do projecto de ligação de 23 distritos programados para este ano.

Ler Mais

INAGE em debate sobre o posicionamento das mulheres e raparigas nas TIC

Sob o lema “Igualdade de Género nas Tecnologias de Informação e Comunicação e o empoderamento da Mulher na Ciência e Tecnologia” teve lugar a 10 de Abril, no auditório do Ministério da Juventude e Desposto, em Maputo, o seminário sobre a Mulher nas TIC. Um evento onde o INAGE teve a oportunidade de abordar sobre o posicionamento das mulheres em todos os campos sociais, políticos e económicos, bem como no direito de participação em debates públicos e tomada decisões que sejam importantes para o futuro da sociedade.

Durante o evento, o INAGE frisou a realidade que se vive nos dias actuais, em que subsistem lacunas significativas nos níveis de rendimento e alfabetização, o que influencia negativamente no acesso das mulheres e na utilização das TICs e internet.

O INAGE o crescimento considerável no sector das tecnologias de informação e comunicação, apontando para a existência de vários postos de trabalho na área de TIC que se encorajam a candidatura de mulheres, este aspecto traz consigo um impacto positivo, na medida em que contribui para igualdade de género no acesso a internet e a utilização das TIC.

Igualmente foi considerado neste evento, que o aumento actual de pessoas a seguirem estudos na área das TIC é notório, mas as mulheres continuam, pelo menos em Moçambique, a representar o menor número.

A Ministra da Juventude e Desporto, Nyeleti Brooke Mondlane, que presidiu a cerimónia, destacou no seu discurso em homenagem a mulher moçambicana, o facto de as mulheres estarem empenhadas na luta em prol do desenvolvimento do país em todas as vertentes.

Ler Mais

Sensibilização e criação duma cultura de segurança cibernética

O Instituto Nacional do Governo Electrónico (INAGE) está a levar a cabo um conjunto de acções de sensibilização em matéria de segurança cibernética em todo o país com o objectivo de consciencializar o Agente e Funcionário do Estado sobre situações indesejadas que ocorrem no espaço da internet.

O evento que decorre sob o tema “Sensibilização e criação de uma Cultura de Segurança Cibernética” servirá para dar a conhecer aos funcionários e agentes do estado conceitos relacionados a segurança cibernética e boas práticas no tratamento da informação de forma a criar uma cultura de segurança cibernética no seio das instituições.

Segundo a Directora Geral do INAGE, Ludmila Maguni, estes seminários surgem numa altura em que o Governo está a apostar na promoção de cidadãos e instituições cada vez mais atentos e vigilantes perante as ameaças e perigos no espaço da Internet e nas redes de telecomunicações. A Directora do INAGE Adiantou ainda que, os mesmos, irão elevar de forma efectiva e práctica a prontidão da Administração Pública no que respeita a crescente onda de ataques que o país tem estado a verificar, tanto nas instituições públicas e privadas, bem como em organizações da sociedade civil e também na do cidadão.

Durante o seminário houve uma componente prática que possibilitou aos palestrantes mensurar o nível de percepção dos conceitos apresentados.

O evento, que prevê actividades como palestras, exercícios prácticos e simulações foi realizado a nível nacional pelas Delegações provinciais do INAGE em parceria com a Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento.

Ler Mais

Está em construção aquele que será o telescópio mais poderoso do mundo

É esperado que o Giant Magellan Telescope fique pronto em 2024.
Começou a construção daquele que será o telescópio mais poderoso do mundo. De nome Giant Magellan Telescope (GMT), o telescópio será capaz de captar fotografias 10 vezes mais definidas que as do Telescópio Espacial Hubble da NASA.
O GMT está a ser construído no deserto de Atacama, no Chile, e custará cerca de mil milhões de dólares, conta o Business Insider. Quando for completado, o GMT será usado pelos investigadores para estudar a evolução do Universo e para procurar sinais de vida alienígena.
Nota o Science Alert que o GMT terá uma missão semelhante à da Kepler, missão espacial da NASA que desde 2009 tem descoberto milhares de novos planetas, sendo que 50 deles são altamente promissores no que diz respeito à possibilidade de albergarem vida.(RM /NMinuto)

Ler Mais

China apresenta veículo com o qual vai explorar o lado oculto da Lua

A agência espacial chinesa revelou imagens do veículo de exploração com que espera chegar ao lado oculto da Lua, no final deste ano, no que seria um feito inédito, informou a imprensa oficial.

O veículo, que ainda não foi baptizado, viajará em Dezembro a bordo da nave não tripulada Chang E 4, e deverá alunar na bacia Aitken, e a partir dali percorrer o lado não visível da Lua.
O veículo é semelhante ao Yutu, o primeiro explorador lunar chinês, lançado em 2013, e que continua a percorrer o lado visível da Lua.
Em conferência de imprensa, Wu Weiren, chefe do programa chinês de exploração lunar, explicou que o novo veículo se distingue do Yutu pela sua maior adaptabilidade a terrenos difíceis.
E destacou que, com 140 quilos, é o “mais leve” de sempre.
De forma rectangular, o explorador contará com seis rodas, dois painéis solares, um radar e várias câmaras, visando explorar o lado oculto da Lua.
Ao mesmo tempo que gira em torno da Terra, a Lua gira também em torno do seu eixo, por isso vê-se sempre a mesma metade do astro.
Os programas espaciais da antiga União Soviética e dos Estados Unidos conseguiram, há mais de 50 anos, fotografar a cara oculta da Lua, mas nunca conseguiram aterrar ali com êxito. (RM /NMinuto)

Ler Mais

Planeta em risco de atingir efeito de estufa “irreversível”, diz estudo

Haverá sítios na Terra que se tornarão inabitáveis.
O planeta corre o risco de enfrentar um “efeito de estufa irreversível”, com as temperaturas médias globais a serem de 4 a 5 graus Celsius mais altas do que o habitual.
A conclusão é de um estudo publicado pela revista Proceedings of the National Academy of Sciences e que foi divulgado esta segunda-feira, numa altura em que as temperaturas na Europa chegaram aos 40ºC.
Os cientistas defendem que o ponto de inflexão, a partir do qual os danos serão irreversíveis, será quando o aquecimento da Terra atingir 2 graus acima dos níveis pré-industriais.
O planeta já aqueceu um grau em relação a essa altura e continua a aquecer à velocidade de 0,17 graus por década, concluíram os cientistas do Stockholm Resilience Centre, da Universidade de Copenhaga, da Universidade Nacional da Austrália e do Instituto do Clima de Potsdam.
A verificar-se esta situação haverá sítios no mundo que deixarão de ser habitáveis.(RM /NMinuto)

Ler Mais