Posts by Helder Massengane

INAGE e Assembleia da República assinam Memorando de Entendimento

O Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE) e Assembleia da República (AR), assinaram no dia 04 de Maio de 2021, o Memorando de Entendimento que preconiza dentre vários aspectos apoiar a AR na prestação de serviços públicos digitais, assistência técnica, consultoria, formação, aconselhamento a outros serviços conexos no domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Intervindo na cerimónia o Director-Geral do Instituto Nacional de Governo Electrónico, Ermínio Jasse, destacou a importância das parcerias entre as partes, tendo em vista a promoção do uso das TIC, bem como na melhoria da prestação de serviços públicos e na boa governação.

Ermínio Jasse afirmou ainda que, o Governo de Moçambique está ciente da importância e do impacto que as Tecnologias de Informação e Comunicação trazem na vida das comunidades, deste modo, tem aprovado diferentes instrumentos que concorrem para a promoção do uso das TIC pelo cidadão dos quais destaca-se a Resolução n° 17/2018, aprovou a Política para Sociedade de Informação que vem fornecer um quadro de princípios que permitem que as TIC se assumam como uma alavanca para o desenvolvimento social e económico do País.

Por seu turno, o Secretário Geral da Assembleia da República (AR), Alfredo Nampete disse que o parlamento tem necessidade de modernizar o sistema informático interno daquela casa, um trabalho que já está sendo desenvolvido na AR com ajuda de outras instituições.

Alfredo Nampete disse ainda que, a AR acredita que com este memorando que assinado, a breve trecho as duas instituições irão conseguir alcançar os nossos objectivos, sublinhando que a AR precisa de interagir permanentemente com o povo, daí que “precisamos de estar organizados para facilitarmos essa interacção através dos meios electrónicos”.

Ler Mais

INAGE desenvolve a Página Web do Conselho dos Serviços de Representação do Estado da Província de Tete

O Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE), desenvolveu a Página Web do Conselho dos Serviços de Representação do Estado da Província de Maputo lançada no dia 29 de Abril de 2021.  A cerimónia de lançamento foi presidida pela Secretária de Estado Elisa Zacarias e contou com a presença do Director-Geral do INAGE, dos Membros do Conselho dos Serviços de Representação do Estado na Província de Tete, entre outros convidados.

Falando na cerimónia de lançamento da Página Web, Elisa Zacarias destacou o papel do Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE), no tocante à massificação do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Administração Pública.

Por seu turno, o Director-Geral explicou ainda que, as plataformas comuns de comunicação nas instituições da Administração Pública, contribuem bastante na racionalização de recursos tecnológicos e financeiros, assim como garantem a segurança na circulação de informação, flexibilizam os actos administrativos, promovem a boa governação e melhoram o ambiente de negócios e da competitividade no nosso país.

Ler Mais

INAGE Desenvolve a Página Web do Conselho dos Serviços de Representação do Estado da Província de Maputo

O Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE), desenvolveu a Página Web do Conselho dos Serviços de Representação do Estado da Província de Maputo lançada no dia 09 de Março de 2021.  A cerimónia de lançamento foi presidida pela Secretária de Estado Vitória Dias Diogo e contou com a presença do Director-Geral do INAGE, dos Membros do Conselho dos Serviços de Representação do Estado na Província de Maputo, entre outros convidados.

Falando na cerimónia de lançamento da Página Web, Vitória Dias Diogo destacou o papel do Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE), no tocante à massificação do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Administração Pública.

Num outro desenvolvimento, Vitória Diogo disse que a Estratégia da Global da Reforma do Sector Público e Desenvolvimento da Administração Pública (ERDAP 2012-2025), assenta na concretização de uma Administração Pública centrada no cidadão. Para efeito, servidor público é instado a prestar serviços de qualidade melhorando com eficiência e a eficácia a transparência na disponibilização de informação para simplificar a vida do cidadão.  

Por seu turno, Ermínio Jasse disse que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, entidade do Governo que vela pelo sector da TIC tem vindo a coordenar várias acções com vista à materialização do modelo de desenvolvimento social e económico assente nas Tecnologias de Informação e Comunicação.

O Director-Geral explicou ainda que, as plataformas comuns de comunicação nas instituições da Administração Pública, contribuem bastante na racionalização de recursos tecnológicos e financeiros, assim como garantem a segurança na circulação de informação, flexibilizam os actos administrativos, promovem a boa governação e melhoram o ambiente de negócios e da competitividade no nosso país.

O lançamento da Página Web do Conselho dos Serviços de Representação do Estado da Província de Maputo surge numa altura em que o mundo procura distanciar fisicamente as pessoas, mas unindo-as virtualmente devido a pandemia da Covid-19.

Ler Mais

Workshop sobre o Papel das Tecnologias Geoespaciais no Desenvolvimento Sustentável

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, acolheu no dia 14 de Dezembro de 2020, na Cidade de Maputo, o Workshop sobre o Papel das Tecnologias Geoespaciais no Desenvolvimento Sustentável.

O Workshop tinha como objectivo desmistificar as tecnologias geoespaciais e aumentar a consciencialização sobre o papel que a tecnologia pode desempenhar para apoiar os esforços de desenvolvimento de Moçambique.

Este evento organizado em colaboração com o Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (UNITAR), e o Banco de Tecnologia das Nações Unidas para Países em desenvolvimento (UNOSAT) e conta com a participação de 50 funcionários da área de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Espera-se que com a realização do evento, haja uma maior partilha de conhecimentos, práticas e tecnologias de suporte à implementação da Agenda 2030.

Fonte: www.mctes.gov.mz

Ler Mais

INAGE implementa medidas de Segurança Cibernética em Ambiente de Pandemia da Covid-19

Sob o lema “Cibersegurança em ambiente de pandemia”, Maputo acolheu de 25 a 27 de Novembro a IIIª Conferência Nacional de Segurança Cibernética – MOZCYBER. Neste evento, que teve como objectivo principal debater questões ligadas a protecção de infra-estruturas críticas e resiliência, o Instituto Nacional de Governo Electrónico aprofundou-se sobre o tema “Papel do INAGE no âmbito de COVID-19”.

No contexto deste fórum, o Director Geral do INAGE, Ermínio Jasse, abordou sobre as acções que o INAGE tem implementado face aos desafios enfrentados no processo da minimização do contágio pela COVID-19 como, i) o aumento da largura de banda da GovNET nas Instituições do Estado ii) apoio no processo de ensino a distância, iii) implementação da plataforma CloudGov, entre outras medidas que elevam a cultura de segurança cibernética.

Esta terceira edição do Mozcyber reuniu especialistas de diversas instituições públicas e privadas dos sectores de telecomunicações, transportes, administração de justiça, defesa e segurança do Estado e banca.

Trata-se de uma iniciativa anual organizada pelo Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM) em parceria com outras instituições públicas e privadas do ramo das Tecnologias de Informação e Comunicação, nomeadamente,  Instituto Nacional do Governo Electrónico (INAGE), Instituto Nacional das Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC),  Associação Moçambicana de Profissionais e Empresas de Tecnologias de Informação (AMPETIC), a Confederação das Associações Económicas (CTA) entre outras.

Fonte – INAGE

Ler Mais