O Inage

ORGANOGRAMA

DIRECÇÃO GERAL
Ludmila Maguni

DIRECTORA-GERAL

Ludmila Mwaa Rafael Maguni

Telefone: +258 21 35 28 00

Email: ludmila.maguni@gov.mz

Sérgio Arnaldo Mapsanganhe

DIRECTOR-GERAL ADJUNTO

Sérgio Arnaldo Mapsanganhe

Telefone: +258 21 35 28 00

Email: sergio.arnaldo@gov.mz

Breve Biografia

HISTÓRICO INAGE

Criado pelo Decreto nº 61/2017 a 06 de Novembro e ajustadas as suas atribuições previstas pela Lei nº 3/2017 de 09 de Janeiro, o Instituto Nacional de Governo Electrónico, abreviadamente designado por INAGE iniciou suas actividades com a missão principal de prestar serviços de Governo Electrónico.

O INAGE tem como funções coordenar a implementação de actividades realizadas no domínio das tecnologias de informação e comunicação, em sinergia com outras entidades públicas, privadas e da sociedade civil, gerir a plataforma comum de comunicação de dados e de interoperabilidade de sistema de Governo Electrónico, de alto débito, fiável, segura e eficiente; implementar e gerir os Centros de Dados do Governo e os respectivos serviços, promover a inovação e modernização do Estado, com recurso as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), no âmbito da Reforma da Administração Pública.

Hoje, o INAGE actua nos 10 Centros Provinciais de Recursos Digitais (CPRDs) distribuídos pelo país. Os CPRDs foram estabelecidos como unidades de prestação de serviços na área das TICs a nível provincial, com o objectivo de reduzir o fosso digital entre a capital e o resto do país e no presente momento constituem a representação local do INAGE.

Os CPRDs realizam anualmente várias acções de formação, com maior destaque para as áreas de formação de utilizadores de computadores em aplicações Microsoft Office, formação de técnicos de informática em administração de redes, desenho de páginas electrónicas e desenvolvimento de sistemas de gestão de conteúdos.

VISÃO INAGE

Ser referência nacional na implementação de iniciativas eGov, gestão da plataforma comum de comunicação de dados e de interoperabilidade de sistema de Governo Electrónico e na coordenação de actividades realizadas no domínio das tecnologias de informação e comunicação.

MISSÃO INAGE

Promover a inovação e modernização do Estado, com recurso as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), no âmbito da Reforma da Administração Pública.

OBJETIVO INAGE

Prestar serviços de Governo Electrónico.