INAGE promove workshop em segurança cibernética

Decorre de 13 a 16 do mês em curso, o Workshop sobre o Quadro Nacional de Segurança Cibernética, um evento organizado pelo Instituto Nacional do Governo Electrónico (INAGE) com objectivo de fortalecer o quadro legal e a capacidade institucional para lidar com matérias do ciber-espaço.

 O encontro que acontece nas instalações do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico, conta com a participação e cooperação técnica do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) de Portugal, que ministra formações e presta apoio no processo do estabelecimento do CSIRT do Governo.

O workshop compõe matérias relacionadas a exercícios prácticos e troca de experiência na área de Cibersegurança; Apoio as equipas do CSIRT do Governo (INAGE) e do CSIRT da MoRENet na instalação e operação de plataformas de monitorização e gestão de eventos de seguraças; na elaboração da Política de Cibersegurança e; na Revisão (Crítica) da Proposta da Estratégia Nacional de Segurança Cibernética de Moçambique.

Para além do INAGE, Participam do evento, técnicos de outras instituições como a Direcção Nacional de Tecnologias de Informação, Comunicação e Projectos (DINTIC) do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, quadros da MoRENet (Mozambique Research and Education Network) e do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC).

O evento acontece numa altura em que o Governo tem trabalhado no sentido de assegurar que as transacções electrónicas e serviços ao cidadão ocorram em ambiente seguro.